banner home conferencia espirita 2

Um mar de gente! – Foi esta a definição de alguém, observando, da outra extremidade, o povo saindo do Auditório, no encerramento da Conferência. Era um mar de ondas calmas, que se sucediam, de forma lenta e ordenada.

Sorrisos nos lábios, as mãos erguidas, acenando: Até logo! Até o ano que vem!

Ano que vem que já tem data marcada: 17, 18 e 19 de março, no mesmo local: Expotrade, em Pinhais.

E com um convidado, ao menos, garantido: Divaldo Pereira Franco. Embora o tom de despedida que tenha dado na sua conferência final, esperamos tê-lo, uma vez mais conosco.

Pode ser um pouco de egoísmo nosso, depois de tantos anos de trabalho do amigo querido, em prol do Movimento Espírita. Entretanto, ele esteve, nos três dias, tão alegre, tão disposto, sorrindo tanto, exalando felicidade, que não foi possível nos furtarmos a novo convite.

Quem quer que dele tenha se aproximado, com certeza, ficou contagiado com o vírus da alegria. Um benéfico contágio.

Diga-se: todos os conferencistas irradiaram essa felicidade de quem sabe que o trabalhador espírita se sente bem espalhando o bem. E foram muitas benesses, em ensinamentos e reflexões que ministraram Alberto Almeida, André Trigueiro e Haroldo Dutra Dias, ao lado de Divaldo, que teve especial menção na fala de abertura do presidente da FEP, Adriano Lino Greca, lembrando que esteve em todas as Conferências, desde o ano de 1994.

A mesa de abertura, além do presidente e dois vices da FEP, Danilo Arruda da Luz e Luiz Henrique da Silva; dos conferencistas, teve as presenças de Alessandro Viana Vieira de Paula e Suely Caldas Schubert (conferencistas na programação do Interior, Litoral, região metropolitana e capital); de Raul Teixeira; José Virgílio Góes, representando o Conselho Federativo Estadual; de Marta Antunes Moura, vice-presidente da Federação Espírita Brasileira – FEB; de Melchiades Lezcano, da Federação Espírita do Paraguai; do Dr. Marcelo Paulo Maggio, representando o procurador geral de Justiça do Estado do Paraná, Dr. Gilberto Giacoia; Clayton Reis, vice-presidente da ABRAME/PR.

Como mestre de cerimônias, Paulo Roberto Oliveira, que há mais de vinte anos tem sua voz intimamente ligada ao Momento Espírita.

LANÇAMENTOS
Para a festa de corações, a FEP ofereceu o 29º CD do Momento Espírita. Com um detalhe, temático, dedicado ao Amor.

E nota de júbilo foi, ainda, o lançamento do livro Vida e Valores, com 30 textos selecionados do programa televisivo homônimo, que teve suas gravações iniciadas em 2005, tendo estreado em TV aberta em Curitiba e Londrina, e transmitido em muitas cidades do nosso Brasil.

Ricamente ilustrado com fotos dos momentos das gravações, que ocorriam no Teatro da FEP, foi a homenagem ao querido Raul, por seu trabalho de tantos anos em nosso Movimento Espírita. Nos anos mais recentes, servindo-nos de exemplo de resignação e persistência, ante as dificuldades que o envolvem, após sofrer o Acidente Vascular Cerebral – AVC, em novembro de 2011.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
De destacar a apresentação dos jovens Giovana Beira e Matheus Moretti, da cidade de Amparo/SP, especialmente convidados, na solenidade de abertura, na sexta, 4 de março.

Com sua voz magnífica, os solos de Giovana arrancaram muitos aplausos da plateia, estimada em nove mil pessoas.

No sábado, foi a vez do setor de Artes da FEP trazer ao palco o Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia, tendo como destaques os solitas Liane Guariente e Paulo Camargo.

Integrado por trabalhadores daquela Casa Espírita, comandados pela maestrina Doriane Rossi, teve acompanhamento de Fábio Cardoso, ao teclado, Thomaz Jucksch, no violoncelo e Gabriela Pereira, na percussão.

AS CONFERÊNCIAS E SEMINÁRIOS
Somaram quase quinze horas as atividades doutrinárias, em que se revezaram Alberto Almeida (Aquém e além do cérebro – a Imortalidade; Desafios e contradições de como viver a Imortalidade no dia a dia); André Trigueiro (A valorização da vida; O Evangelho da sustentabilidade); Divaldo Pereira Franco (Estudos sobre a existência de Deus; Estudos sobre a consciência da Imortalidade – I e II) e Haroldo Dutra Dias (Evangelho da Imortalidade; O Espírito Imortal).

AS TRANSMISSÕES}
Pelo site da CEE, as transmissões ao vivo foram exitosas, pela FEBTV, TV ICEB e pela WEB Rádio Fraternidade.

CARAVANAS
Registradas cento e oitenta e cinco, de treze Estados, destacando-se o Paraná com o maior número de participantes, seguido por Santa Catarina e Minas Gerais.

Do Exterior, registradas presenças da Itália, Paraguai e Suécia.

SITE DA CONFERÊNCIA ESTADUAL ESPÍRITA
No período de 4 a 6 de março, foram 11.702 acessos ao site, por 7.278 pessoas, de 27 países, sobressaindo-se, pela ordem, Brasil, Estados Unidos, Portugal, Indonésia e Alemanha.

O Facebook registrou 80 mil visualizações, com 700 novas curtidas. Tudo muito bem acompanhado,em tempo integral, pela jovem Jaqueline Ribeiro da Costa de Souza.

DEPOIMENTO DE ANDRÉ TRIGUEIRO NO FACEBOOK
"Fui buscar nos livros de cabeceira da minha mãe, já com a idade de 21 anos, as respostas que procurava (e continuo procurando) a respeito das leis que regem a vida e o universo.

Márcia partiu há 6 anos e deixou, além da imensa saudade, um legado que virou nutriente espiritual. Foram aqueles livros que deram o empurrãozinho inicial para um encontro que vem marcando profundamente a minha existência, desde então.

Hoje, cinquentão, continuo sendo um aprendiz da doutrina espírita. Palestrante desde 1999, foi nessa condição que fui convidado a participar, neste fim de semana, pela primeira vez, da Conferência Estadual Espírita do Paraná (em sua 18ª edição), que reuniu impressionantes dez mil pessoas no Expotrade, em Pinhais, na Grande Curitiba.

A lembrança de minha mãe veio forte, já que ela era paranaense. Ainda menina, Márcia se acostumou a uma rotina imposta pelas visitas do médium Divaldo Franco ao Paraná. Era ela quem cuidava dos sobrinhos nas noites em que Divaldo (o maior divulgador do Espiritismo) passava pela região. É que a irmã mais velha, Nadir, a “espírita da família”, sempre pedia esse favorzinho à caçula para poder acompanhar as andanças do “Di”, como ela o chamava. Nadir e seu companheiro Muzzolon participavam ativamente do movimento espírita, numa época em que o preconceito com esta doutrina exigia coragem de seus seguidores.

O tempo passou. Márcia, Nadir e o “Muzzo” já desencarnaram. Divaldo, com seus 88 anos de idade, mantém-se incrivelmente ativo, honrando uma inacreditável agenda de palestras e psicografias, além das atividades na Mansão do Caminho (fundada por ele em Salvador em 1952 e que já retirou cento e sessenta mil pessoas da miséria, oferecendo creche, ensino gratuito, múltiplos cursos profissionalizantes, pré-natal, centro médico, etc.).

Já visitei a instituição e fiquei impressionado com os resultados concretos dessa obra social. Os custos que suportam os muitos projetos da Mansão do Caminho vêm dos livros psicografados. São mais de 260 obras, dez milhões de exemplares vendidos mundo afora com toda renda revertida para uma numerosa legião de desassistidos. Bonito de ver. O colega da TV Globo, Marcelo Canellas, esteve por lá no ano passado e fez uma bela reportagem para o Fantástico.

Mas por que escrevo essas linhas agora? Neste fim de semana reencontrei o Paraná, o “Di” e a memória de Márcia e Nadir. Tudo junto e misturado. Emoções a granel, gratidão, e uma saudade que já foi doída, mas que hoje virou perfume de jasmim."

ENTREVISTAS
A Assessoria de Imprensa (Maria Helena Marcon/Maria Luiza Campos/ Stephany Volkof) atendeu a Radio WEB Fraternidade (Estevão Mello), o Jornal

A Voz do Paraná (Sumaya Klaime Risso) e A Vida em Foco (Daniel Dallagnol/ Márcio Cruz), agendando, conforme suas solicitações, entrevistas com Alessandro Viana Vieira de Paula, Alberto Almeida, André Trigueiro, Haroldo Dutra Dias e Suely Caldas Schubert.

De Daniel Dallagnol, recebemos a seguinte nota, em nome do programa: Queremos registrar nossa gratidão pela atenção à equipe do Programa A Vida em Foco, por ocasião das entrevistas concedidas na Conferência, por parte dos convidados.

Sua equipe nos atendeu com zelo e deferência, razão pela qual pedimos seja estendido nosso agradecimento a todos.

Fraternal abraço.

AGRADECIMENTOS
No encerramento, ao qual se fez presente o presidente da FEB, Jorge Godinho Barreto Nery, Adriano estendeu os agradecimentos a Deus, a Jesus, aos conferencistas, aos 431 voluntários, aos funcionários da FEP, empresas e particulares Amigos da Conferência e aos participantes.

Todos juntos permitiram o êxito pleno do evento, sob as bênçãos do Alto.

MENSAGEM DE ENCERRAMENTO
Paz e plenitude

Não vos desespereis.

Não permitais que o desencanto abra fendas no âmago do ser.

Tende bom ânimo e confiai Naquele que é a Vida das nossas vidas.

Hoje sabeis que o corpo é o instrumento do Espírito, que nos merece respeito e carinho, para que desenvolvamos a vida na plenitude que lhe está reservada.

Mudemos o conceito espírita reflexionando profundamente nas lições do Evangelho de Jesus.

Deixemo-nos conduzir pela sabedoria filosófica de O Livro dos Espíritos, elucidando-nos as incógnitas existenciais. Eduquemos a mediunidade nas lições kardequianas, na abordagem científica dos fenômenos paranormais. E cantemos Jesus.

A sociedade, que conquistou as galáxias e as micropartículas, nunca necessitou de Jesus tanto quanto hoje.

Ide e amai. Não vos permitais ser inimigos de ninguém, mesmo que tenhais aqueles que se tornaram adversários vossos.

O Mestre nos espera. Filhas e filhos da alma, sede felizes aceitando os testemunhos cristãos. Sem as condecorações do sofrimento sois belas orquídeas que não têm beleza senão na tonalidade, mas não têm perfume.

Que o vosso perfume seja o exalar da caridade. Jesus em nós é o amor de Deus construindo a Era Nova.

Edificai-a porque voltaremos à Terra melhorada e feliz. Ouvistes e participastes deste banquete, em que venerandos Apóstolos do Cristianismo estiveram atendendo-vos e a palavra inspirada de companheiros de jornada convocaram-vos ao conhecimento, à alegria, à ética do Cristianismo.

Não busqueis fugir à realidade da Lei Soberana de Causa e Efeito. A dor é mensageira de Deus, é a bênção que Deus reserva aos Seus eleitos.

Isto posto, ide em paz e semeai o Reino de Deus em todos os corações. Em nome dos Espíritos espíritas que aqui estamos, desejamos-vos paz e plenitude.

Vosso amigo humílimo e paternal,
Bezerra.
Muita paz
Mensagem psicofônica através do médium Divaldo Pereira Franco.