I Conferência Estadual Espírita (1994)

 

Considerando-se o público de cada uma das conferências em separado, foram 11 mil pessoas, aproximadamente, presentes na I Conferência Estadual Espírita, promovida pela Federação Espírita do Paraná, nos dias 12 a 14 deste mês [agosto], em Curitiba, PR, nas dependências do Colégio Lins de Vasconcellos.

No geral, a média de público foi de 1.200 participantes, por turno diário do evento. Ao todo, foram proferidas 19 conferências, com um total de 38 horas de ensinos espíritas.

Os Conferencistas

Divaldo Pereira Franco, Ney Lobo, José Raul Teixeira, Octávio Ulysséia, José Jorge e Alberto Almeida foram os protagonistas da realização demarcatória dos 92 anos da FEP.

Ney Lobo

Natural da cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Formado em Filosofia, pela Universidade Federal do Paraná. Foi Professor de Filosofia Pura na Universidade Federal do Paraná e de Teologia Espírita, na Faculdade Espírita.

Ex-diretor do Colégio Lins de Vasconcellos, onde trabalhou 11 anos dos quais 7 anos como seu diretor.

Autor dos seguintes livros: Filosofia Espírita da Educação ( em cinco volumes), Filosofia Social Espírita. No prelo: Filosofia Política Espírita, Ensaios de Sociologia Espírita e Educação Moral e Cívica.
Deu- se o lançamento do seu livro O Plano Social de Deus, editado pela Edicel.

Octávio Melchiades Ulysséia

Natural de Laguna, Estado de Santa Catarina, Presidente da Fundação de Educação e Cultura Espírita Paraná-Santa Catarina. Diretor do Campus Universitário Dr Bezerra de Menezes, que abriga as Faculdades Integradas. Professor catedrático de Sociologia da Universidade Federal do Paraná.

 

 

 

José Jorge

Natural da cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro. Professor de Didática de Línguas Neo-Latinas da Universidade do Rio de Janeiro. Professor de Francês do Colégio Pedro II. Professor do Instituto de Cultura Espírita do Brasil. Diretor do Colégio Ricardense.

Membro do Conselho Superior da Federação Espírita Brasileira e do Conselho Federativo Nacional. Fundador das Federativas do Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.

Tradutor de cerca de vinte obras e autor de livros, dentre os quais: Ilustrações Doutrinárias, Allan Kardec no Pensamento de Léon Denis e Panorâmica do Pentateuco Espírita.

Mostra Alusiva aos 92 Anos da FEP

Simultaneamente, aconteceu exposição alusiva à estrutura corporativa da FEP, com o fim de possibilitar ao grande público, melhor conhecimento das suas atividades, através dos seus departamentos e obras de assistência social, para o que foi providenciado, além de painéis, vídeo de 15 minutos, mostrando seu crescimento ao longo dos seus 92 anos.

Já que o objetivo era apresentar o espiritismo por inteiro, houve ampla mostra da literatura espírita, o que exerceu grande motivação aos interessados, pois puderam manter estreito contato com alguns dos autores ou médiuns receptores periodicamente presentes no local.

Benfeitores Espirituais Registram Suas Presenças

Ao final da I Conferência, os Espíritos Bezerra de Menezes e Sebastião Paraná (este, um dos primeiros presidentes da FEP), trouxeram suas mensagens através da mediunidade de Divaldo Franco e Raul Teixeira, respectivamente.

Uma realização

Federação Espírita do Paraná