XIII Conferência Estadual Espírita (2011)

 

A maior de todas as Conferências…

Desde 1999, a FEP promove e realiza esse extraordinário evento, que reúne milhares de espíritas do Brasil e até do Exterior em torno de temas momentosos e de relevante importância para a formação do conhecimento e da cultura dos adeptos do Espiritismo.

Desta feita [2011], Mediunidade com Jesus foi o tema escolhido, em função, principalmente, de resgatarmos as bases kardequianas para um adequado intercâmbio com o mundo espiritual que nos cerca e influencia, mais do que podemos supor, os nossos pensamentos e ações. Além disso, um outro motivo que nos impele ao aprofundamento, a fim de não nos tornarmos superficiais, em face da gravidade do assunto, é a crescente popularização da Doutrina Espírita em todos os canais da mídia. Esse crescimento exige que nos equipemos com todos os recursos doutrinários disponibilizados em O Livro dos Médiuns, que completou 150 anos de lançamento em 2011.

Vale destacar que a Conferência Estadual, como aconteceu nos três anos anteriores, teve seu início em diversas cidades do Estado. Em 2011, as atividades se iniciaram em Foz do Iguaçu, passando por Londrina e culminando em Curitiba, no Expotrade Pinhais.

Os números impressionantes da XIII CEE

Foram vinte e oito palestras com Divaldo Franco, Raul Teixeira, Sandra Borba, Suely Caldas Schubert, Alberto Almeida e Haroldo Dutra Dias.

Mais de vinte mil pessoas passaram pelo Expotrade Pinhais.

Mais de oito mil pessoas assistiram, presencialmente, às palestras do Interior do Estado.

Oitocentas pessoas em Foz do Iguaçu, mil e quatrocentas em Cascavel, trezentas e vinte em Ivaiporã e mil em Mandaguari, com Raul Teixeira.

Quatrocentas e cinquenta em Guarapuava e trezentas em Cornélio Procópio, duzentas em Apucarana e duzentas em Campo Largo, com Suely Caldas Schubert; duas mil e quinhentas em Ponta Grossa, com Divaldo Franco.

Quatrocentas pessoas em Londrina e quinhentas em Santo Antonio da Platina, com Sandra Borba.

Pela webradio Fraternidade, mais de cinco mil acessos.

Pela TVCEI, quase doze mil visitas.

Estima-se que quase cem mil pessoas assistiram a todas as palestras através dos canais disponibilizados.

O ranking das dez cidades que mais acessaram a TVCEI.com

Curitiba com três mil, setecentas e trinta e duas visitas; Rio de Janeiro com seiscentas e vinte e oito; Belo Horizonte com quinhentas e quarenta e nove; Maringá com quatrocentas e oitenta e oito; Salvador com quatrocentas e sessenta e oito; São Paulo com quatrocentas e cinquenta e três; Brasília com trezentas e trinta e quatro; Cascavel com trezentas e doze; Recife com duzentas e sessenta e oito; Goiânia com duzentas e doze. Nesse sentido, vale ressaltar a performance de Cascavel, que se iguala a importantes capitais do Brasil e se destaca no próprio cenário paranaense.

O ranking dos dez países que mais acessaram a TVCEI.com

Brasil com onze visitas; EUA com duzentas e trinta e quatro; Portugal com cento e sessenta e nove; Japão com sessenta e oito; Reino Unido com cinquenta e oito; Colômbia com cinquenta e duas; Espanha com quarenta e duas; Alemanha com trinta e nove; Itália com vinte e sete; Paraguai com vinte e três.

PALESTRAS DOS DIAS 14, 15, 16 E 17 MARÇO DE 2011

O grande desafio – Suely C. Schubert

Cornélio Procópio, 14 de março

Com muita serenidade, Suely Caldas Schubert leva-nos a meditar sobre qual seja nosso maior desafio existencial.
A mulher e a Mediunidade – Raul Teixeira

Foz do Iguaçu, 14 de março

Nessa palestra, Raul trouxe ao público, que lotou o salão de convenções do Hotel Foz do Iguaçu, a história de sacrifícios de muitas mulheres que se devotaram à mediunidade com Jesus. Falou, também, da importância da mulher no contexto do Movimento Espírita, do seu papel essencial dentro do lar e da sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada.

Mecanismos da lei de ação e reação – Suely Caldas Schubert

Apucarana, 15 de março

De forma altamente esclarecedora, a conferencista Suely Caldas Schubert vem, através dessa mensagem, elucidar-nos sobre os complexos e precisos mecanismos da Lei de ação e reação.

A pedagogia dos flagelos naturais – Raul Teixeira

Cascavel, 15 de março

Nessa espetacular conferência, Raul Teixeira conduziu os ouvintes, de forma inteligente e serena, a vislumbrar nosso planeta em todas as suas peculiaridades, trazendo-nos a compreensão das manifestações existenciais e da necessidade da aprendizagem no lar terrestre.

André Luiz e a vida no mundo espiritual – Suely Caldas Schubert

Guarapuava, 16 de março

Através de uma linguagem clara e dinâmica, Suely faz um agradável passeio pela obra primorosa Nosso Lar, onde poderemos compreender parte do plano espiritual e sua incessante atividade na vinha evolutiva.

Enfrentando o sofrimento para crescer – Sandra Borba Pereira

Santo Antônio da Platina, 16 de março

Com profunda sensibilidade e propriedade, Sandra abordou os processos que o homem engendrou na destruição do meio ambiente, como forma natural de coexistir e habitar.

Em torno das expiações coletivas – Raul Teixeira

Ivaiporã, 16 de março

Nessa esclarecedora conferência, Raul Teixeira chama nossa atenção para as diversas tragédias mundiais. Desde as catástrofes naturais e as desencarnações em massa, até as mais complicadas nuanças comportamentais do ser humano.

PALESTRAS DO DIA 17 DE MARÇO DE 2011

A vitória da mediunidade, tsunami moral – Divaldo Franco

Ponta Grossa, 17 de março

Atendendo aos seus compromissos doutrinários no Paraná, Divaldo Franco esteve na noite de 17 de março de 2011 em Ponta Grossa. O evento marcou o Centenário do Espiritismo em Ponta Grossa. Várias autoridades do Movimento Espírita local e da Diretoria Executiva da Federação Espírita do Paraná compuseram a mesa diretiva.

Alcione do Carmo Madalosso Vieira, em nome da União Regional Espírita 2ª Região, promotora do evento, prestou uma homenagem aos espíritas que atuaram na região de Ponta Grossa, nominando os pioneiros e precursores do Espiritismo, relembrando fatos e fotos que marcaram as atividades do Espiritismo, desde o ano de 1908, quando da chegada em Ponta Grossa de Hugo Mendes de Borba Reis, um dos expoentes da Doutrina Espírita na Região dos Campos Gerais.

O Semeador de Estrelas Divaldo Pereira Franco apresentou ao público, que lotou o Salão Social Arthur João de Maria Ribeiro, do Clube Verde, uma excelente conferência sobre a paranormalidade humana. Com seu verbo eloquente, esclarecedor e sobretudo consolador, o expositor discorreu sobre os diversos estudos realizados por inúmeros pesquisadores que visavam compreender as questões psicológicas e de personalidades múltiplas que algumas pessoas apresentavam.

Pela inigualável conferência, o público, que se manteve atento e participativo, aplaudiu demoradamente o intrépido tribuno baiano.

Jesus e os fenômenos mediúnicos no Monte Tabor – Suely Caldas Schubert

Campo Largo, 17 de março

Através de um breve trecho do Evangelho segundo Mateus, Suely nos propõe uma proveitosa reflexão a fim de conduzir-nos a compreender a mediunidade crística.

Refletindo sobre a intolerância religiosa – Sandra Borba Pereira

Londrina, 17 de março

Nessa sensível conferência, Sandra Borba nos posiciona diante da violência imposta pela intolerância. Aturdidos pela drogadição, prostituição, sequestros e outros flagelos físico-morais, Sandra pontua as aflições humanas e suas consequências.

Nossa relação com os Espíritos – Raul Teixeira

Mandaguari, 17 de março

De forma magistral, Raul Teixeira sensibiliza-nos nessa mensagem quando apresenta a monumental obra O Livro dos Médiuns. Manifestando a importância desse livro, o conferencista nos conduz à compreensão da dinâmica da mediunidade e suas consequências.

ATIVIDADES DO DIA 18 DE MARÇO DE 2011

Expotrade Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba

A XIII Conferência Estadual Espírita, promovida pela Federação Espírita do Paraná, com o título Mediunidade com Jesus, teve o seu ponto de culminância nos dias 18, 19 e 20 de março de 2011, nas dependências do Expotrade, localizado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR.

Em noite magnífica do dia 18 de março, a XIII Conferência Estadual Espírita foi aberta solenemente com a presença de todos os conferencistas e autoridades do Movimento Espírita Brasileiro e do Paraguai. Destaque para a presença do Presidente da Federação Espírita Brasileira e Secretário do Conselho Espírita Internacional, Nestor João Masotti; do Prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves e do Presidente da Federação Espírita do Paraguai, Milciades Lescano.

Preparando o ambiente desse magnífico trabalho e a harmonia entre os assistentes, estimados em dez mil, o maestro e compositor Plínio Oliveira, com a sua Orquestra da Paz, apresentou um belíssimo momento musical. O Secretário da Comissão Regional Sul da Federação Espírita Brasileira e Presidente da Federação Espírita do Paraná, Francisco Ferraz Batista, apresentou suas boas-vindas, desejando uma feliz participação, confraternizando-se.

Nestor João Masotti proferiu breves palavras sobre o atual momento vivenciado no planeta Terra e a contribuição da Doutrina Espírita para a sua transformação em mundo de regeneração. Destacou a profunda admiração da Federação Espírita Brasileira pelo trabalho que estava sendo desenvolvido, saudando todos os presentes e demais assistentes, tanto pelo rádio quanto pela televisão e pela internet.

Antes da conferência de abertura, proferida por Divaldo Pereira Franco, foi apresentado vídeo institucional da Federação Espírita do Paraná enaltecendo as atividades desenvolvidas ao longo dos 108 anos de existência da Federativa.

ATIVIDADES DO DIA 19 DE MARÇO DE 2011

Seminário de Suely Caldas Schubert

Obsessão, Terapêutica e Prevenção com Jesus foi o tema desenvolvido pela expositora de Juiz de Fora/MG. Suely, com seu verbo inspirado e profundo, conhecedora da mediunidade e do tema que lhe foi proposto, trabalhou sua argumentação, inicialmente, com base em O Livro dos Médiuns e em A Gênese, cap. XIV, ambos de Allan Kardec.

Conferência de Alberto Almeida

Alberto Almeida, conferencista de Belém/PA, apresentou o tema Mediunidade nas Relações Interpessoais. O profitente espírita paraense explorou, com propriedade, a interação entre os dois mundos e a influência na vida das criaturas, com base na questão 459, de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

Conferência de Haroldo Dutra Dias

O conferencista mineiro de Belo Horizonte, Haroldo Dutra Dias, apresentou o tema Mediunidade nos Evangelhos. Iniciou sua explanação pela proibição contida em Deuteronômio, afirmando que não se proíbe condutas impossíveis, ficando claro que a mediunidade, o intercâmbio com o mundo espiritual, era praticada pelos contemporâneos de Moisés. Salientou Haroldo que o direito só proíbe condutas reprováveis e recidivas. Este fato é o primeiro marco da imortalidade da alma.

Conferência de Sandra Borba Pereira

Natural do Rio Grande do Norte, Sandra Borba Pereira, oradora destacada, apresentou o tema Mediunidade na Perspectiva da Educação. Baseou a sua abordagem em quatro questões.

1. Por que a mediunidade deve ser educada?
2. Em que bases deve ser proposta a educação da mediunidade?
3. Que caminhos e estratégias podem fornecer essa educação?
4. Que resultados pode proporcionar uma educação da mediunidade?

Seminário com Divaldo Pereira Franco

O arauto do Evangelho, Divaldo Pereira Franco, assomando novamente à tribuna, apresentou o tema Transtornos Mediúnicos. Expôs dados históricos, orientando os assistentes, ávidos de informações, para a compreensão da melancolia, ou transtorno maníaco-depressivo. Ilustrando, apresentou dados sobre algumas personalidades e o correspondente estudo do comportamento que apresentavam, sob a óptica dos estudiosos do comportamento humano.
O público, tomado de emoção, dedicou-lhe uma vibrante salva de palmas.

Homenagem Musical a Divaldo Franco

A homenagem a Divaldo Pereira Franco foi conduzida pelo coordenador do Setor de Artes da Federação Espírita do Paraná, o maestro e compositor Plínio Oliveira.

O espetáculo, intitulado Estrela Solitária, foi apresentado por Plínio Oliveira e Orquestra da Paz, com as seguintes canções: Será Melhor; O Amor; Onde Está Você?; Clara Estrela; Depois da Tempestade; Jequitibá; Semente de Amor; O Que é Que Eu Faço?; O Fim da Tarde; e Estrela Solitária.

Composto por essas belíssimas canções, o espetáculo falou ao coração e fez com que as emoções e sentimentos aflorassem, transfundindo energias que a todos beneficiaram, e, sobretudo, estimulou o afloramento do amor, ágape inigualável.

Conferência de Raul Teixeira

Espiritismo e Mediunidade foi o tema desenvolvido pelo conferencista de Niterói/RJ, Professor José Raul Teixeira. Apresentando estudos de antropólogos, o conferencista elucidou que os Espíritos estão em toda parte, mesmo em grupos que não têm nada a ver com as crenças cristãs; que a mediunidade é conhecida e aceita por todos os povos, independente da conceituação filosófica/religiosa.

Finalizada a conferência, José Raul Teixeira recebeu o carinho do público que o aplaudiu de pé demoradamente.

ATIVIDADES DO DIA 20 DE MARÇO DE 2011

Conferência de Sandra Borba Pereira

Sandra Borba Pereira, desenvolvendo o seu segundo trabalho na XIII Conferência Estadual Espírita, apresentou o tema Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos. Iniciou sua abordagem narrando alguns episódios da vida de Santa Tereza D’Ávila, contados por Chico Xavier.

Conferência de Alberto Almeida

O conferencista paraense Alberto Almeida retornou ao palco para expor o tema Mediunidade e Saúde. Iniciou sua explanação comentando a questão 474, de O Livro dos Espíritos, dizendo ser uma questão emblemática, pois há, segundo Allan Kardec, epilépticos ou loucos que precisam mais de médico do que de exorcismos. Sobre esta afirmativa, Alberto Almeida informou que os Espíritas precisam resgatar o conteúdo kardequiano.

Em agradecimento, o público aplaudiu-o demoradamente.

Conferência de Raul Teixeira

O notável conferencista de Niterói/RJ, Raul Teixeira, apresentou o Seminário intitulado Perigos e Inconvenientes da Mediunidade. Iniciou a sua abordagem com a passagem do profeta Joel, no Velho Testamento, cap. 3: 1, discorrendo sobre o seu conteúdo, elucidando o entendimento.

Pelo excelente trabalho apresentado, Raul Teixeira recebeu caloroso e demorado aplauso dos participantes.

Uma realização

Federação Espírita do Paraná